quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Bolo de chocolate com morangos

Fazer bolo e tomar um cafézinho da tarde com meu "filhote" é muito bom!

Segue a receita de um bolo muito gostoso de chocolate e recheado com morangos e brigadeiro. 

Ingredientes: 2 bandeja de morangos
açúcar

Massa:
4 claras em neve
4 gemas na peneira
2 x. de trigo
1 x. chocolate em pó ( padre)
2 x. açúcar
1 x. leite
1 colher  de fermento de bolo
1 colher bicarbonato

RECHEIO :
2 colher de manteiga
2 cx de leite condensado
2 tablete chocolate meio amargo
morangos
Recheio: morango, chantili e brigadeiro

MODO DE FAZER: lave bem os morangos, deixe ficar cobertos de açúcar até que fique um líquido no fundo Coloque na panela no fogo médio, até eles amolecerem tire-os e utilize a calda para regar o bolo e os morangos para depois pôr no recheio.
Morangos regados com açúcar

MASSA: bata as claras em neve, reserve. Bata as gemas com o açúcar, adiciona aos poucos  chocolate e leite e desligando a batedeira vai colocando o trigo ( com o fermento e o bicarbonato) bem suavemente. Por último as claras em neve. Asse forno 200º. Deixe esfriar corte ao meio e faça o brigadeiro.
Massa do bolo


Hummm que massa linda




Na forma indo ao forno





BRIGADEIRO: coloque a manteiga na panela, o leite condensado e o chocolate picado. Mexer até dissolver o chocolate em barra. Deixe esfriar e monte o bolo.

MONTAGEM: pegue uma parte do bolo, regue com a calda de morango. Espalhe o brigadeiro e os morangos amolecidos. Reserve um pouco do brigadeiro pra a cobertura. Coloque a outra parte do bolo e cubra com o brigadeiro restante. Pode enfeitar com morangos ou raspas de chocolate.

Hummm café da tarde heheheh
Cobertura de brigadeiro com estrelas coloridas
Cortando uma fatia pra  nossa cobaia

uma fatia de bolo
Cortando uma fatia para degustar


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

LEITURA DE FÉRIAS

LIVRO: O  INCRÍVEL MENEGHETTI 
 autor: Paulo José da  Costa Jr.



Livro emprestado

`

É bem curioso ler estas biografias datadas nas décadas de vinte ou antes mesmo. GINO AMLETO MENEGHETTI um italiano com alma irriquieta, desde tenra idade se aventurou a surrupiar frutas e outros objetos. Passou a vida assim, afanando, pagando pena e sendo feliz do seu jeito esquisito de viver a vida. Veio ao Brasil e ficou conhecido em vários estados pela sua fraqueza em se apoderar do numerário alheio. Mas diga-se de passagem que sempre estava elegante e roubava objetos em especial jóias apenas das famílias abonadas. Nunca foi violento e nunca machucou ninguém... Mas mesmo sendo ético na sua 'profissão de ladrão' ainda assim tinha a fraqueza de querer o que não lhe pertencia. Por este motivo passou mais de 40 anos preso dos quais 15 em solitárias... Io sono un uomo! a frase que gritava aos guardas. Eu sou um homem e não um animal.
Morreu com 88 anos e sua história foi tão marcante que o seu advogado resolveu escrever um livro pra contar as inúmeras peripécias que ele aprontou em vida.
Uma leitura diferente e interessante, pra quem gosta de biografias.
GOSTEI!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

SFIHAS

Dentre as coisas que gosto de fazer uma é me aventurar na cozinha. E as vezes consigo fazer algumas receitas que são  bem apreciadas pelo meu filho e sobrinhos ( cobaias), mas esta que vou postar já ganhou alguns admiradores.
SFIHAS ABERTAS
A receita que tenho é uma mistura de dicas da internet e da minha grande colega de profissão. Minha professora na infância e colega de trabalho por algum tempo. Prof. Rosa Masson.

Segue a receita então:
sfiha aberta


sfiha fechada com recheio doce ou salgado


RECEITA DA MASSA:
1 copo de leite
1 copo de azeite
1 copo de água
3 colheres de fermento de pão
2 colheres de açúcar
1 colher de sal
trigo
MODO DE FAZER:  Misturar os ingredientes nos líquidos e depois vai acrescentando trigo aos pouquinhos até que a massa fique consistente e fazer bolinhas para deixar crescer e dobrar de volume.

RECHEIO ABERTO
Para fazer sfihas abertas o recheio será o seguinte
1 kg carne moída de primeira
limão
sal
pimenta síria
cebolinha e alho picadinho ( se desejar)
coloque a carne moída de molho no sumo de limões, eles tem que ser o suficiente pra encharcar a carne ( o limão vai cozer a carne )  por mais ou menos uma hora, em seguida esprema a carne tirando o excesso de limão e misture os demais ingredientes 
MONTAGEM:
Abre as bolinhas fazendo um buraquinho com uma colher e coloque o recheio no centro, deixando uma borda de massa na sfiha. E assar em forno alto. (precisa ficar de olha até as sfihas estiverem assadas)
OBS: se quiser pode fazer a sfiha fechada, ai precisa cozinhar a carne ou salsicha mas precisa ser um recheio mais sequinho. Também pode fazer recheio doces conforme sua preferência.

BOM APETITE!!!


FOMOS MAUS ALUNOS!

Bom dia!
Tenho uma confidência... achei uma frase do grande RUBEM ALVES, que expressa minha existência

Um grande educador

Gosto muito de ler seus livros e o último que eu li dele, já foi publicado há muito tempo, inclusive comprei num sebo da Estante Virtual   link www.estantevirtual.com.br
Livro adquirido no sebo
RESUMO: Neste livro os amigos GILBERTO E RUBEM, relatam através de perguntas e respostas suas visões do mundo e da educação. 
"Vivo dizendo que uma das perguntas mais idiotas que se pode fazer a uma criança é a seguinte: o que você quer ser quando crescer? Supõe, no fundo, que você não é nada enquanto não trabalha, reduzido à suposta inutilidade da infância"

ALGUNS TRECHOS DO LIVRO: "É a curiosidade que nos faz pensar. Pensamos para acalmar este comichão nos pensamentos que se chama curiosidade. Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo"
"Pensar é brincar com o pensamento"
"Fomos maus alunos (título do livro) por que não queria aprender da forma como eles queriam ensinar"
"Não quero faca nem queijo, quero é ter fome - frase de Adélia Prado"

O livro é muito interessante e gostoso de ler... e posso emprestar para amigos e colegas pois acho que quando se trata de conhecimento é preciso compartilhar.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

VOLUNTÁRIAS

Em 2014 tive a chance de pegar licença no período vespertino e passei dias maravilhosos curtindo meu filho, meus amigos bichinhos, minha casa e também pude ter o prazer de fazer parte de um grupo muito especial denominado VOLUNTÁRIAS do Hospital Regional de Rio do Sul.

Dediquei toda terça feira de minhas folgas para auxiliar pessoas que só querem o bem. 
Agradeço a DEUS que colocou a minha amiga ( de longa data) neste caminho e que me levou até a Assistente social Bia... que me acolheu e me mostrou como é forte, sério e importante o trabalho das voluntárias e VOLUNTÁRIOS, pois sim também há homens que doam seu tempo para as pessoas necessitadas.
A presidente D Leonor, é a pessoa mais alegre, autêntica e prestativa que conheci, doa seu tempo, e coordena um grande grupo com muita competência
Fiz grandes amigas, e destaco a D Vanda como exemplo de amor ao próximo. 90 anos e participando todas as terças feiras fazendo seu crochê, aliás aprendi muita coisa bonita com ela.
Mas também aprendi muitas coisas maravilhosas, compartilhamos cafés, e peguei muita receita deliciosa. Aprendi dicas de artesanato, e até vendi coisas no brechó. 
Mas o que mais me emocionou foram as visitas aos enfermos, a entrega de revistas e livros nos quartos, a conversa breve com pessoas doentes ou familiares. 
Uma palavra de conforto ou então um ouvido apenas é o suficiente para alegrar um pouco dentro do possível sua estadia no hospital.
Minha maior tristeza é não poder continuar participando nas terças, mas ainda tenho planos de continuar o trabalho.

E vou te contar...pensa num grupo animado...nosso encerramento foi deveras agradável. E deixo aqui meu obrigado a todas parceiras de voluntariado... Não vou detalhar os nomes...pq são alguns bem difíceis de gravar..hehhehe mas lembrarei de cada uma. Obrigada!
voluntárias

Ai que medo da ponte





Hummm cadê meu óculos de sol?




sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Leitura de férias

"...Gone with the wind..." " E o vento levou..."


romance de Margaret Mitchell
Nestes dias de folga li e assisti um romance épico considerado como a Maior história de amor dos século xx, da escritora MARGARET MITCHELL

O livro possui 951 páginas, e apesar de longo a
história contada por Margaret, é intensa e cheia de momentos dramáticos.
A heroína e mimada Scarlett é uma jovem adolescente cheia de vontades, mandona, chata, mimada e egoísta. Acha que todos devem servi-la, independente de cor, posição ou sexo. Adora ser o centro das atenções e quando encasqueta com uma coisa não desiste. Passou a vida suspirando por um amor que não existia, sonhando com um homem fraco e medíocre que simplesmente não sabia se posicionar e decidir o que queria da vida por medo da opinião da sociedade. ( Ashley)
Rhett era um homem seco, bruto e firme, mas com um coração enorme, nunca teve 'papas na língua', e nunca bajulou ou suportou bajuladores. Um homem direto, franco e compromissado apenas com suas vontades e sua felicidade, não era FALSO era ferino mas JUSTO.
CURIOSIDADE : Scarlett, casou três vezes e teve filhos com dois homens antes de contrair matrimônio com Rhett. Os três casamentos foram por puro interesse. No primeiro para se vingar do seu amado Ashley casou com seu cunhado e teve um menino, ao ficar viúva, casou com o namorado da sua irmã e também teve uma filha,ao ficar novamente viúva aceitou casar com Rhett para ser finalmente rica e poder manter sua fazenda TARA. Com ele teve mais dois filhos que morreram. Com menos de 30 anos, três casamentos e quatro filhos indesejados! Eitaaaaa
Mas,  mesmo com essa personalidade forte e egoísta ela era determinada, e conseguia conquistar o coração das pessoas, talvez pelas formas erradas, mas ela era uma revolucionária, não aceitava ser uma dama submissa, era empreendedora e tomou a frente na plantação de algodão, colocou a mão na massa e na terra, construiu e administrou uma serraria e sempre esteve muitos anos a frente de sua geração. Não era aceita pela sociedade por ser 'dona de seu nariz', mas não se incomodava, e o amor maior de sua vida realmente era a fazenda que herdou de seu pai " TARA".
Só assistindo o filme não dá para entender o  final do mesmo... parece sem resposta, sem o tão sonhado FINAL FELIZ, mas ao ler o livro podemos perceber, que ela do jeito dela ia reconquistar e ter o Rhett novamente, desde que deixasse de ser tão orgulhosa e teimosa... ou então, que ele não voltaria para ela mesmo, por que viu que ela só percebeu que ele a amava quando não tinham mais tempo, ou seja O VENTO LEVOU...

Amei o livro e o filme... e recomendo os dois!








quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

maybaby



Toalhas

Tolhas de rosto com flores de crochê e passa fita trançado...

Adoro fazer!
toalhas de rosto








Artesanato

ADORO ARTESANATO...

Essa toalha de mesa eu fiz com restos de linhas e com flores que aprendi a fazer aqui na internet...



tolha feita com restos de linha e flores feitas de crochê