quarta-feira, 30 de março de 2016

PROJETOS 2016

ESCOLA MUNICIPAL HONORATA STÉDILLE
PERÍODO : primeiro semestre
PÚBLICO ALVO: 3º ano 1 ; 2 e 3
PROJETO : É NORMAL SER DIFERENTE
Professores:            CLARICE B.F.FERRARI
                        ROSE MARE MARCOS
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho vem mostrar que o objetivo de educar se baseia em valores significa levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta e a dos outros. Valores estes que precisam ser estimulados tais como: diálogo, justiça, respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância: que os fará agir em prol do outro e em prol do bem comum. Neste trabalho busca-se desenvolver competência nas crianças, mostrando-lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos. Por tanto se faz necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.
OBJETIVO GERAL:
O projeto É NORMAL SER DIFERENTE tem como objetivo enriquecer a leitura/escrita durante o processo de alfabetização, bem como, melhorar a socialização valorizando as diferenças físicas e pessoais, estimulando o crescimento do aluno, regatando valores e o fortalecimento da auto-estima e a inclusão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    Perceber que existem várias diferenças: de cor, físicas, sociais e que devemos respeitá-las;
    Desenvolver a capacidade de intervir, posicionar, julgar e modificar a história;
    Estabelecer relações entre a realidade e a fantasia;
    Produzir textos  individuais e coletivos;
    Desenvolver atividades em todas as disciplinas
    Procurar informações e imagens que trabalhem as diferenças
Oferecer outros tipos de literatura que aborde este tema( diferenças)
   Produzir, com vários materiais, produções artísticas baseadas na história trabalhadas;
   Construir regras de convivência, fazendo-os pensar sobre o respeito que você tem sobre os outros e por si;
Ilustrar as aulas com recursos audiovisuais baseados no tema diferenças

  METODOLOGIA
           Música – Ser diferente  é normal ( Gilberto Gil)
        Slide – não faz mal ser diferentes ( entregar folha e cada um escrever o que incomoda)
Desenho do monstrinho com passos dados pela professora
(passos:


1 – cabeça grande
2 – orelha grande e uma pequena
3 – olho grande e outro japonês
4 – boca aberta
5 – nariz de Pinóquio
6 – cabelo de macarrão
7 – pescoço uma escada
8 – corpo redondo
9 – um braço curto e o outro comprido
10 – pernas diferentes
11 – pé pesado e o outro leve


           Livros :
A zebrinha preocupada
A menina do laço de fita;
Flicts
      Confecção de mural de palavras sobre diferentes sentimentos;
      Construção de regras sociais;
     Tirar as impressões digitais numa folha para mostrar sua individualidade;
             
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados em todo o processo ensino-aprendizagem, no desenvolvimento das atividades, pela capacidade de resolução de problemas e identificação do tema através das atividades propostas.





Trabalhando em grupo dentro do projeto É NORMAL SER DIFERENTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário